O público que participou da 37ª edição do Senac Moda Informação, seminário que apresentou as confirmações para o Verão 2012, pode conferir também a apresentação do preview do Inverno 2012, por Aissa Basile. A consultora de moda internacional resumiu para os participantes do seminário a cobertura das semanas de moda de Nova Iorque, Milão e Paris, realizadas em fevereiro e março. Confira a seguir quais são as principais apostas e temas apresentados nas passarelas para o Inverno 2012.
Cores
Mais clássico impossível: o branco e o preto arrebentaram em praticamente todos os desfiles, em coordenação ou looks monocromáticos. Cinzas apareceram moderadamente e os nudes continuam em alta, em todos os tons. Mesmo assim, a explosão de cores vista no verão também dará as caras no inverno. Veja as cores que marcaram presença nas passarelas:
Amarelos: banana, flúor, mostarda
Laranjas: pêssego, salmon e coral combinados com pink
Marrons: conhaque, ferrugem, telha, café
Vermelhos: cardeal, escarlate, bordeaux, rubi, grenadine, vinho
Rosas: rosé, pink
Roxos: ametista, violeta, berinjela
Verdes: esmeralda canard, teal, musgo
Azuis: céu, pervanche real, safira, marinho, petróleo
Dourados
Tecidos
Lãs: cashmere, bouclê, escovada, feltrada, tweed bicolor e multicolorido
Veludos: cotelê, molhado, cristal, alemão devorê
Crepes: de chine, cady de seda, cetim, shantung, transparências
Rendas: chantilly e guipure
Jacquard, brocado, couro flexível e perfurado, verniz, chamois, poneyskin
Peles: fakes e verdadeiras – afgan, astrakan, mongólia, poodle, urso e vision
Mix de peles: detalhes nas mangas, braçadeiras e barras
Tecnológicos: bonded (prensado com material aerado), nylon, neoprene, patchs
Estampas e padronagens
Bolas, zigue-zague, risca de giz, príncipe de gales (aparecerá no filme “We”, da Madonna), pied-de-poule, chevron, xadrez abafado, flanela grunge, cobertor, janela, listras horizontais. Píton é a pele da vez. Florais monocromáticos e multicoloridos, pasley, barroco, lembranças da natureza (árvores outonais), aves (andorinha e coruja). A gravataria será extremamente importante. Paetês e brilhos continuam.
Temas
Androginia – A alfaiataria segue ao lado do dandy refinado e do estilo rockabilly anos 50. Ternos tradicionais, smokings, ombros dimensionais e contrastes nas golas. Calças flat ou com pregas, retas, largas e ultralongas ou cropped e slim com vinco costurado. Calças boyfriend, trench-coats, suéteres e coletes. O acessório que se destacou foi o suspensório.
Diva Vintage – O tema sugere uma elegância sóbria ao recriar os sucessos das décadas entre 1920 e 1970. Aqui temos o luxo do ladylike moderno e contemporâneo. A inspiração vinda das décadas de 20 e 30 – o Art Deco e a cultura cubista levou às passarelas vestidos soltos e longilíneos. Os anos 40 e 50 mostram a perfeição do corte e costura como códigos de elegância em chemisiers, saias lápis e rodadas, basques e tailleurs. A feminilidade é valorizada pelo comprimento na linha do joelho ou quatro centímetros acima ou abaixo dele. Já a década de 60 traz casacos e jaquetas militares estilo Sargent Peppers, vestidos e casacos linha “A” ou trapézio. As formas simples e funcionais com um toque de sofisticação aparecem nos anos 70 em saias, vestidos e casacos longos – superconfirmados. Blusas com gola laço, calças retas, flare e cenoura em couro e fendas vertiginosas foram os destaques das coleções inspiradas na década.
Countryside – Dividido em duas direções: a americana e a inglesa. A primeira é uma referência ao faroeste, com franjas, aventais sobre vestidos, saias longas e franzidas e motivos étnicos inspirados na arte indígena. Já o segundo nos remete ao estilo de vida de Kate Middleton – trafega entre o diva vintage e o lado country da tradição inglesa. Casacos e calças de montaria, saias kilt e envelope, pelerines e saia-calça são alguns dos destaques.
Gotvibar – Um mix dos estilos grunge, gótico/vitoriano e rock. O grunge aparece como um streetwear chique, com sobreposições confortáveis e forma extralarge em aspectos lavados e desgastados. Uma atmosfera romântica e dark do gótico vitoriano levou às passarelas muitos vestidos e saias, curtos ou longos, capas, capeletes e corselets. O estilo rock star apareceu na forma de jaqueta biker, paletós ajustados e calças five pockets reta e skinny. Para fechar, a microtendência rock fetiche e vamp traz formas coladas ao corpo: leggings, bodies, macacões, desdobramentos do sutiã e do corset. Desenhos localizados de bichos noturnos (águia, pantera, lobo, coruja).
38º Senac Moda Informação
A próxima edição do Senac Moda Informação – Inverno 2012 já tem data marcada: será no dia 29 de setembro de 2011, no Palácio das Convenções do Anhembi.
Sobre o Senac São Paulo
Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 51 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola – Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão –, e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário